Zé Pilintra


Os navios negreiros que chegaram entre os séculos XVI e XIX traziam mais do que africanos para trabalhar como escravos no Brasil Colônia. Em seus porões, viajava também uma religião estranha aos portugueses. Considerada feitiçaria pelos colonizadores, ela se transformou, pouco mais de um século depois da abolição da escravatura, numa das religiões mais populares do país.


Zé Pilintra é um dos personagens mais interessantes do extenso quadro de Entidades espirituais que se manifestam na Umbanda, é visto como o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas (embora não alinhado com entidades de cunho negativo), é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro". No seu modo de vestir, bastante típico, Zé Pilintra é representado trajando terno completo na cor branca, sapatos de cromo, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta. Zé Pilintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de coisas boas.

Um comentário:

  1. Salve as religioes afro que tanto preconceito sofrem em um pais que, supostamente, acolhe todos e todas e nao discrimina ninguem! Salve Seu Zé! Salve o respeito a diferenca!

    ResponderExcluir